É visível o papel da escola como agente de transformação social, principalmente quando pensamos nas próximas gerações que terão acesso aos recursos do nosso planeta. É pensando nisso que se torna essencial aplicar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) ao currículo escolar, permitindo experiências de ensino que orientem e preparem o aluno para o futuro.
No post de hoje, explicaremos melhor o que são os ODS, seus impactos no progresso da sociedade e como o Sete busca aplicar esses conceitos globais em projetos e iniciativas que discutem o cuidado com o meio ambiente e bem-estar da humanidade.

Entenda melhor o que são os ODS
Em 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, todos os países participantes firmaram um compromisso com a Agenda 2030, que carrega dentro de si 169 ações diferentes. Cada ação possui a intenção de criar e manter políticas sociais e ambientais para um mundo melhor. Como forma de agrupar essas ações, surgiram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, citados abaixo:
- Cidades e comunidades sustentáveis;
- Erradicação da pobreza;
- Fome zero e agricultura sustentável;
- Boa saúde e bem-estar;
- Educação de qualidade;
- Igualdade de gênero;
- Água limpa e saneamento;
- Energia acessível e limpa;
- Emprego digno e crescimento econômico;
- Indústria, inovação e infraestrutura;
- Redução das desigualdades;
- Consumo e produção responsáveis;
- Ação contra a mudança global do clima;
- Vida na água;
- Vida terrestre;
- Paz, justiça e instituições eficazes;
- Parcerias e meios de implementação.
A educação se torna uma aliada no entendimento e na execução de cada objetivo, permitindo que os alunos se tornem protagonistas das mudanças na sociedade e entendam seus papéis como cidadãos, a partir da sala de aula. Cada estudante adota um senso de responsabilidade sobre suas ações e pensamentos, além de trabalharem valores como a empatia, respeito, trabalho em grupo, resolução de problemas, entre outros.
Por que devemos aplicar os ODS no ambiente escolar?
É evidente que os ODS e a educação precisam caminhar de mãos dadas desde os primeiros anos do ciclo escolar. Por se tratar de diretrizes que buscam o fim da pobreza, o cuidado com o planeta e a promoção mundial da paz e prosperidade, elas devem ser debatidas dentro da escola para gerarem boas atitudes fora dela. As atuais gerações serão as mais afetadas pelas mudanças climáticas, desastres ambientais e alterações na estrutura da sociedade.
Por isso, mais do que nunca, é necessário dialogar e alimentar o pensamento crítico, dando voz aos alunos e permitindo que eles se engajem na construção de um mundo melhor, por meio de experiências e descobertas.
Como o Sete trabalha os ODS em sua proposta pedagógica?
Em cada iniciativa desenvolvida, seja dentro ou fora da sala de aula, sempre buscamos valorizar a interação humana, a inclusão social e o desenvolvimento global de cada aluno. Queremos formar indivíduos críticos, autores do próprio saber, sempre com a mediação dos nossos professores. Sendo assim, as práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável contam com a participação de toda comunidade escolar.
Abaixo, temos alguns exemplos de projetos e atividades desenvolvidas pelo Sete, seguindo alguns dos objetivos propostos pela ONU:
- Realização da Feira STEAM nos diferentes níveis de ensino, abordando temáticas como cidades inteligentes e práticas de sustentabilidade;
- Feira de trocas de livros, incentivando o consumo consciente e o compartilhamento do conhecimento;
- Inserção de experiências práticas no currículo escolar em datas comemorativas como o Dia Mundial Sem Carro e a Semana do Meio Ambiente, por exemplo;
- Rodas de conversa para debater temas como inclusão social, igualdade racial e de gênero, cuidados com a saúde mental, economia de recursos naturais, entre outros;
- Aulas de campo para explorar aspectos geográficos e históricos, geração de energia, ações de sustentabilidade, entre outros;
- Projetos artísticos que unem criatividade e consciência ambiental, como a iniciativa “Moda Sustentável”, realizada pelos alunos do Ensino Médio+ em setembro deste ano.

Quais são os benefícios em integrar os ODS aos projetos?
Além de despertar o interesse e entusiasmo dos alunos, as atividades integradas aos ODS ampliam o impacto da conscientização, alcançando toda a comunidade. Além disso, cada projeto permite a promoção da cidadania e o desenvolvimento de diferentes habilidades como liderança, trabalho coletivo e comunicação não violenta.
As lições apreendidas em cada iniciativa preparam os estudantes para um futuro em que será decisivo agir de modo sustentável e responsável, realizando uma atitude bem pensada de cada vez.
