Tecnologia e Educação: Como as novas tecnologias facilitam a aprendizagem

Usar ou não a tecnologia na educação já não é uma questão de escolha, mas uma atualização natural de um mundo digital e de gerações cada vez mais conectadas. Estar atento se a escola do seu filho segue esse princípio é importante para garantir que o desenvolvimento do aluno esteja integrado ao seu tempo, favorecendo competências digitais necessárias para as demandas da nova sociedade.

Tecnologia na educação não é só equipamentos modernos

Dispor apenas de uma infraestrutura e equipamentos digitais nos ambientes de aprendizagem não faz da escola uma instituição comprometida com a tecnologia na educação. Não é interessante que o aluno seja levado ao laboratório de informática, por exemplo, e fique navegando sem um propósito pedagógico.

Na hora de optar por uma escola para o seu filho e ponderar os aspectos tecnológicos, tenha sempre as seguintes perguntas em mente:

•  “Em quais dinâmicas de tecnologia o meu filho estará inserido na escola?”;
  • “Além do uso recreativo do universo digital que o meu filho tem em casa, o que ele aprenderá de diferente que em casa sozinho ele não aprenderia?”;
  • “Com o que é proporcionado de tecnologia pela escola, o que a família também pode usufruir a fim de colaborar para o seu desenvolvimento educacional?”.

Estas aí são perguntas facilmente respondidas por instituições que possuem a consciência muito bem clara e

Estas são perguntas facilmente respondidas por instituições que possuem a consciência muito bem clara e consistente da tecnologia na educação. Não só no papel, em sua proposta pedagógica, mas principalmente na prática, através dos seus projetos.

Para o Colégio Sete, localizado no município de Paulo Afonso (BA), tudo isso significa ter recursos que estimulem uma nova dinâmica de aprendizagem cada vez mais atrativa; inserir os pais no contexto digital; e ser uma escola referência na região quando o assunto é segurança e ética digital.

Vale reforçar que o digital não substitui as relações pessoais: ele deve ser um agente agregador e que provoque a produção colaborativa do conhecimento entre professores e alunos. O convívio em sala de aula e com familiares são a base do maior aprendizado e isso não será deixado de lado. A tecnologia na educação está aí para otimizar o processo de ensino, funcionando como uma ferramenta cada vez mais essencial na educação, tal como a lousa, o caderno e os livros.

Sempre um jeito novo de aprender

Instituições que investem em sistemas de ensino, como o Colégio Sete e a sua parceria com o SAE Digital, utilizado da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, com a plataforma Nave À Vela, que trabalha a Cultura Maker na Educação Infantil, com o Pelno – Programa de Aprendizagem Socioemocional e com o Sistema Farias Brito, destinado ao Novo Ensino Médio+, estão mais preparados para oferecer aos estudantes um ensino de qualidade e alinhado com o que a tecnologia pode oferecer para um aprendizado mais completo.

O SAE Digital alia a tecnologia à prática pedagógica e nos torna uma instituição de ensino mais moderna. O sistema oferece soluções que dão suporte ao gestor e ao professor em sala de aula e encantam os alunos e famílias, trazendo um grande diferencial.

Já o Programa de Aprendizagem Socioemocional, o Pleno, oferece uma plataforma digital com atividades, videoaulas e dicas preparadas especialmente para os alunos, suas famílias e todo o corpo docente visando a expansão do aprendizado socioemocional em todos os atores da rotina escolar.

A plataforma Nave À Vela usa a tecnologia e conhecimento a favor da aprendizagem enquanto entrelaça essa prática a atividades que levam os alunos a colocarem a mão na massa, incentivando o uso da criatividade para aprender e resolver problemas.

E o Sistema Farias Brito oferece uma base sólida de conteúdos atualizados e preparatórios para os principais processos seletivos de instituições de ensino superior em todo o Brasil.

Essas soluções propiciam aos alunos um conjunto de tecnologias educacionais através de materiais, avaliações, aplicativos e projetos colaborativos. Tudo juntando a tecnologia e a vida real.

““Tecnologia na educação é isso. A intervenção que fazemos, para melhoria da aprendizagem, torna-se mais eficiente diante de todos os dados gerados pela plataforma, levando-nos para as análises dos desempenhos individuais, por turma e entre colégios que também utilizam este mesmo ambiente virtual”, ressaltou Flávio Marques, professor de Matemática do Colégio Sete.

Não deixe de se manter informado sobre todas as novidades da tecnologia na educação, além dos investimentos do Colégio Sete nesse campo. Para não perder nada e entender mais do universo digital a favor das dinâmicas pedagógicas, acompanhe nosso blog.