Aprenda a fazer um cronograma de estudos para o Enem – Sua aprovação começa agora!

Ser aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos maiores sonhos de quem está no Ensino Médio e, por isso, esperar pela prova acaba gerando ansiedade na maioria dos alunos. O ano mal começou e já existem alunos com medo de faltar tempo para vencer o conteúdo cobrado! Bom, se você é um deles, calma, a gente vai te ajudar! Pra poder estudar tranquilo e chegar ao dia da prova com todo o conteúdo visto, você precisa de planejamento e organização, ou seja, você precisa de um cronograma de estudos! E nesse post você irá conferir 6 dicas sobre como preparar o seu. Para começar, procure um ambiente livre de distrações, tenha à mão seu material escolar e vamos às dicas!

1. Para que o seu cronograma funcione, é fundamental que ele acompanhe a sua rotina escolar. Ele é um planejamento individual, ou seja, ele precisa contemplar o que você está aprendendo agora. Por isso, inicie fazendo uma lista com as matérias e as atividades que seus professores estão ministrando.

2. Além de distribuir seu horário entre as matérias, acrescente um tempo para a revisão dos conteúdos e para resolução de exercícios. Lembre-se, esse é o seu cronograma, se você tem maior ou menor facilidade com determinada matéria, o tempo dedicado a ela deverá ser ajustado de forma personalizada.

3. Estabeleça intervalos entre um conteúdo e outro, está comprovado que, depois de algumas horas, o foco e a capacidade de reter informações caem. Os intervalos permitem que você retenha as novas informações e consiga retomar sua concentração. Algumas pessoas se dão bem com o método “Pomodoro”, a cada 25 minutos concentrado (sem qualquer interrupção), você ganha 5 minutos para relaxar.

4. Não se esqueça do lazer! À medida que a data do exame for chegando, é provável que seu nível de estresse aumente e o lazer é importantíssimo para conseguir descansar e chegar bem no dia da prova. O equilíbrio entre estudo e descanso faz você render mais. Coloque os momentos de lazer em seu cronograma.

5. Programe tempo para estudar os conteúdos em quatro passos: no primeiro leia e entenda a matéria, no segundo, faça apontamentos de maneira que eles sinalizem o que foi aprendido, no terceiro, considere a multidisciplinaridade da prova procurando compreender como o conteúdo se relaciona com outras disciplinas e, por fim, resolva questões.

6. Defina períodos para redação e simulados e, quando for praticar, considere as regras do exame: horários, estilo etc. Para garantir sua evolução, peça para seu professor corrigir a redação.

É importante lembrar que o cronograma é individual e flexível, portanto, ele pode e deve ser ajustado sempre que necessário. Descubra e siga seu ritmo! Cumprindo o cronograma e mantendo repouso de qualidade, alimentação adequada, lazer e atividade física, você aumentará seu desempenho e conquistará seu sonho.