Anote essas dicas para escrever a melhor redação da sua vida

Nota 1000 na redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Essa é a meta de qualquer estudante que está nas últimas etapas da educação básica e começa a preparação para entrar na universidade.

A pontuação máxima em um dos principais quesitos de avaliação da prova, além de ter grande peso na soma de pontos necessários para escolher o curso universitário desejado, ainda gera reconhecimento, eleva a autoestima do aluno e dá até mais confiança; por isso todos querem esse resultado. Porém, na hora de se preparar, muitos não levam em consideração algumas técnicas que fazem toda a diferença na composição de um bom texto.

O desenvolvimento da boa escrita como parte fundamental da nossa aprendizagem traz resultados expressivos como consequência de algo que fazemos naturalmente bem em qualquer situação.

Separamos algumas dicas para te ajudar. Leve-as como base e vá além da nota mil na redação do ENEM, ESCREVA OS MELHORES TEXTOS DA SUA VIDA.

É FUNDAMENTAL TER CONHECIMENTO DE GRAMÁTICA

Parece óbvio, mas nunca é demais reforçar. Estudar a língua portuguesa frequentemente para saber de ortografia e gramática, conhecer a estrutura, a divisão de parágrafos e as principais características dos textos, principalmente se esses forem dissertativos argumentativos. Esse é o primeiro passo para escrever bem.

CONHEÇA BEM A ESTRUTURA DE UMA REDAÇÃO

Introdução, desenvolvimento e conclusão são as partes em que uma redação deve ser dividida. Siga essa estrutura, usando a primeira parte para iniciar o assunto e apresentá-lo a quem lê; a segunda para escrever sobre o tema proposto, trazendo histórico, argumentos e outras informações; por fim, na última parte, finalizando o texto de forma coesa.

Se a redação for dissertativa argumentativa, essa deve ser a estrutura:

. Ponto de vista ou tese, onde é apresentado o assunto principal a ser tratado ao longo do seu desenvolvimento.

. Argumentação, que deve ter pelo menos dois parágrafos e é a parte do texto onde o assunto é desenvolvido, com exemplos e argumentos. É onde a redação ganha mais volume e significado.

. Proposta de intervenção, o momento em que devemos apresentar uma solução para o problema e concluímos o raciocínio de tudo o que foi dito ao longo da redação.

A PAIXÃO PELA LEITURA SERÁ UMA GRANDE ALIADA

A leitura é fundamental para quem deseja escrever bem. Além de ser uma atividade prazerosa e relaxante, vai te ajudar a aprimorar o vocabulário, aprender e assimilar a grafia de novas palavras com mais facilidade e melhorar a compreensão e organização do raciocínio.

SIGA UMA LINHA DE RACIOCÍNIO COERENTE

Ao escrever, é natural colocarmos nos textos muito de opiniões pessoais e do que aprendemos com as nossas próprias experiências. Mas, é importante ter argumentos sólidos e fontes confiáveis para reforçar o nosso raciocínio. E, claro, atentar-se para não se perder do tema abordado.

A PRÁTICA VAI DEIXAR SEUS TEXTOS CADA VEZ MELHORES

Assim como qualquer habilidade da vida, a escrita também é aprimorada quando praticamos. Quanto mais prática, melhor a sua redação. Portanto, reserve algum tempo da sua rotina para se dedicar à escrita.

EM PROVAS DO ENEM, é preciso levar em consideração tudo o que mostramos até aqui, sobretudo familiarizar-se com o gênero textual da redação, seguindo todos os princípios básicos na hora de estruturar o texto. Na Redação do ENEM, cinco competências são consideradas. Estude-as e terá grandes chances de fazer uma redação nota mil:

• DOMÍNIO DA LÍNGUA PORTUGUESA
  • COMPREENSÃO DO TEMA PROPOSTO
  • APRESENTAÇÃO DE ARGUMENTO ESTRUTURADO E BOA INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
  • DESENVOLVIMENTO DE RACIOCÍNIO LÓGICO
  • APRESENTAÇÃO DE PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Para reforçar, lembre-se sempre de buscar aperfeiçoar as suas produções textuais, fazer exercícios de pontuação e acentuação gráfica – para não correr o risco de sofrer para usar vírgulas e outras pontuações, por exemplo; atente-se aos principais problemas de textos argumentativos, que são fugir do tema proposto, não respeitar a estrutura do gênero textual, não utilizar a norma culta da língua portuguesa e a falta de coesão e coerência. Por fim, busque sempre feedback para os textos que produz, principalmente aqueles em que você quer ser craque. Professores e orientadores acadêmicos serão fundamentais nesse processo.

Pegou as dicas? Temos certeza de que seguindo todas elas e dedicando-se verdadeiramente ao seu propósito, você escreverá os melhores textos e será referência na escrita.