Superdicas de revisão para vestibulares

Todos os anos, diversos alunos passam pelo temido vestibular. Se você é um dos que estão se preparando para passar por ele, mantenha a calma e leia este artigo, pois contém dicas valiosas para quem vai prestar vestibular.

Revisão para vestibular

Você sabe a importância da revisão? Bem, no vestibular, diversos assuntos de diversas matérias são abordados, e é preciso prática dos assuntos vistos tempos atrás para que você faça uma boa prova. Afinal, nosso cérebro acaba filtrando o que vamos guardar e o que vamos esquecer, e somente relembrando o assunto que ele irá entender que essa é uma informação importante a ser guardada.

Dicas para revisão

1- Faça uma lista das suas dificuldades

Para que sua revisão valha a pena você precisa começar pelo básico: suas dificuldades. Então é fundamental que você, antes de mais nada, mapeie suas dificuldades. Isso pode ser feito olhando seu desempenho na escola ou ainda por meio do seu resultado nos simulados. Suas dificuldades podem ser caracterizadas pelo tempo para responder as questões e, óbvio, pelo não entendimento do conteúdo.

2- Monte um cronograma de estudo

Agora que você já identificou suas dificuldades, é hora de montar um cronograma de estudo, colocando-as nos pontos-chaves da sua revisão.

Para isso, você precisa entender qual é o seu melhor momento de estudo. Quando sua concentração está maior, normalmente nas primeiras horas, você conseguirá focar melhor nos estudos e dar aquela atenção especial no que precisava.

3- Faça resumos

Na hora de revisar um assunto nada melhor do que fazer resumos. Lembra que falamos que nosso cérebro guarda algumas informações e descarta outras? Pois bem, é preciso mostrar ao cérebro que as informações que está trazendo são realmente importantes. Então pode caprichar nos resumos para fixar os assuntos. Usar canetas coloridas e post it pode ajudar também!

4- Refaça provas

Pegue as provas dos anos anteriores, os simulados que você já realizou e também os que ainda não fez. O importante é praticar o ato de realizar provas de vestibulares.

A resolução de exercícios é fundamental para uma boa revisão, pois aqui você está realmente colocando a mão na massa!

5- Tire dúvidas

Tão importante quanto estudar é tirar as dúvidas sobre o que estudou. Neste momento não existe “coisa boba”, tudo é importante. Então nada de ficar com dúvidas, sempre procure um professor para esclarecer aquele assunto que não entendeu tão bem.

Agora que você já sabe como fazer uma boa revisão de vestibular, que tal colocar a mão na massa? Quanto antes você começar, mais tempo terá para estudar e conseguir fazer revisar todos os assuntos para estar 100% preparado para o vestibular. Ah, e não esqueça que o Colégio Sete está sempre disponível para você. Bons estudos!