Você sabe qual a importância do desenvolvimento cognitivo do seu (a) filho(a)?

As vivências da infância impactam por toda a vida. O aperfeiçoamento da cognição tem grande influência nesse impacto também. Observar e estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças é importante para bons desempenhos nas próximas fases da vida!

Quanto mais cedo a criança for acompanhada, mais rápido os possíveis problemas ou falhas são identificados e solucionados. O acompanhamento é simples e pode ser feito pelas mamães e papais em casa, e pelos professores no ambiente escolar! Vamos saber mais?

O que é desenvolvimento cognitivo?

A cognição é um dos 3 pilares do pleno desenvolvimento infantil, junto com o desenvolvimento motor e emocional, e diz respeito ao sistema cerebral. Isso é: a forma como aprendemos, armazenamos e aplicamos conhecimentos e processamos informações no geral.

Exemplos de pontos cognitivos:

• Memória
  • Capacidade de resolução de problemas
  • Capacidade de prestar atenção
  • Uso das linguagens
  • Raciocínio lógico-matemático

Cada indivíduo evolui em um ritmo, além de serem influenciadas pelo ambiente em que vivem e possuírem características pessoais. Porém, há alguns processos comuns em cada fase. E é a partir disso que é possível estimular o desenvolvimento destes processos de forma assertiva!

Fases do desenvolvimento

Há diversas correntes que estudam e classificam as fases do desenvolvimento cognitivo infantil. Aqui utilizamos a teoria das 4 fases de Jean Piaget, um dos pais do construtivismo e famoso estudioso da psicologia infantil.

• Sensório-Motor (em média, no 2 primeiros anos de vida)
    Percepção de mundo pelos órgãos sensoriais – o que existe é o que pode ser visto ou tocado. Por isso o bebê chora quando o responsável sai do alcance da visão dele. Nesta fase, desenvolve ações com objetivos práticos.
  • Pré-operatório (dos 2 aos 7 anos)
    Começa com o surgimento da linguagem. Uma das características dessa fase é o egocentrismo (quer tudo para si). É normal a criança ter dificuldades em brincar com outras, pois ainda não sabe se pôr no lugar do outro.
  • Operatório concreto (dos 7 aos 11 anos)
    A famosa fase dos porquês. É nela que a criança começa a entender o mundo e seu lugar nele. A curiosidade e a necessidade de entender como tudo funciona são apuradas. Nessa etapa, ela desenvolve as associações, ou seja, é o momento ideal para reforçar ações e consequências.
  • Operatório formal (a partir dos 11 anos)
    Este é o último estágio do desenvolvimento infantil e termina quando chega na vida adulta. Nesse momento, são desenvolvidas capacidades mais complexas, como o pensamento lógico-dedutivo e a abstração.

Uma das mais modernas instituições brasileiras de educação que promove o desenvolvimento cognitivo é a Nave à Vela. Com uma base curricular focada na Cultura de Inovação, utiliza de metodologias que promovem uma aprendizagem maker. Isso significa que o aluno aprende colocando a mão na massa!
    Adivinha qual o Colégio de Educação Infantil que tem parceria com essa instituição (e já implementou essas novidades)? Sim! O Colégio Sete! Quer conhecer mais sobre o assunto? Acesse link da escola aqui.