Formação cidadã do aluno: qual a importância da escola?

É no lar que a criança começa a se desenvolver socialmente. Mas, a partir de certa idade, é necessário expandir os horizontes e começar a inseri-la na sociedade, explicando seu papel e como as relações sociais funcionam. Essa ampliação do conhecimento acontece no ambiente escolar, através da formação cidadã do aluno.

A escola possui 3 papéis importantes: socializar, democratizar o acesso ao conhecimento e promover a construção moral e ética da criança. Esses papéis, quando bem executados, colaboram na construção de indivíduos conscientes, críticos e com grande potencial de autotransformação e de mudança positiva na sociedade.
Mas quais são os pontos fundamentais para a formação cidadã da minha criança?

Construção moral e ética
Uma educação humanizada leva em consideração a construção moral e ética de seus alunos, principalmente por estes serem conceitos que regem a vida em sociedade. Essa construção é conquistada através da formação de cidadãos conscientes, empáticos, íntegros e juntos.

Percepção do mundo e habilidades para resolução de problemas
Como futuros cidadãos, as crianças precisam compreender qual o seu lugar no mundo, seus direitos e deveres, e serem orientadas a como lutar por eles. Assim, é preciso que elas saibam a importância de formar opiniões críticas e engajadas para a solução de problemas sociais (tanto locais quanto mundiais).

Pensamento autocrítico, autonomia e capacidade de tomada de decisões
A escola é um dos espaços essenciais para a construção da personalidade. É neste meio que a criança tem a possibilidade de formar as próprias opiniões, compartilhar ideias e formar a própria personalidade.
Com a socialização, a criança aprende a reproduzir relações sociais e a identificar seu modo de pensar e de estar em sociedade. Como consequência, desenvolve o pensamento autocrítico e autonomia, colaborando para a capacidade de tomada de decisões.

Cooperação e colaboração
Ao vincular o conhecimento às vivências do aluno, é possível promover a consciência da diversidade e o respeito. Esses são pontos essenciais para a convivência em sociedade e para desenvolver o espírito de cooperação e colaboração do indivíduo. Além disso, em um ambiente escolar saudável, a criança cria vínculos de amizade capazes de fortalecer qualidades como coletividade, empatia e generosidade.

No Colégio Sete, a formação cidadã vai além dos pontos citados acima. Através da prática do Cultura Maker, os alunos desenvolvem habilidades sociais a partir de situações do dia a dia. Assim, são incentivados a solucionar o problema de diversas formas, colocando a teoria na prática e promovendo sua cidadania.
Além disso, há disponível o PLENO (Programa de Aprendizagem Socioemocional), focado no desenvolvimento emocional, que complementa a formação cidadã do aluno dentro do contexto escolar.

Quer conhecer mais? Acesse nosso site.