Entenda a importância da orientação educacional e profissional no Ensino Médio

Aquele tempo em que as escolas realizavam testes vocacionais em longos questionários para dar orientação profissional aos estudantes já passou. Atualmente, os jovens buscam maior autonomia e o papel da escola na formação social do estudante é muito mais amplo.

É aí que entra a importância da orientação educacional e profissional dos alunos do Ensino Médio, especialmente aqueles que estão prestes a fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Orientação Educacional – Capacitando o aluno para a vida acadêmica

A orientação educacional tem como objetivo principal assessorar o estudante no que diz respeito à escolha correta da graduação, promovendo atividades que o auxiliem na busca por informações e soluções em questões relativas ao andamento do curso, suas escolhas e o planejamento de estudos e carreira.

No Ensino Médio, essa orientação é desenvolvida de maneira que os alunos façam o uso adequado do tempo, da agenda e dos livros, além de estimular discussões sobre a realização de estratégias de estudo e de investigação que facilitem a aprendizagem, promovam a autonomia e desenvolva o espírito crítico e reflexivo do estudante.

Além dos assuntos curriculares, a orientação educacional também trata com os jovens alguns temas extracurriculares pertences ao seu processo de desenvolvimento, como o uso de novas tecnologias, entre outras questões que envolvem o universo dos adolescentes.

Isso faz com que eles se tornem capazes de se posicionar de maneira crítica e até mesmo ajudem a solucionar problemas por meio de ações concretas que busquem a promoção de valores como a solidariedade, amizade, empatia e uma sociedade mais justa e igualitária.

O comprometimento com a construção do indivíduo para o exercício da cidadania é a premissa máxima da orientação educacional. Por isso, além do compromisso com o conteúdo escolar e com o ensino-aprendizagem, é preciso estar comprometido com a individualidade de cada aluno, oferecendo uma educação que se preocupe com a formação intelectual, crítica, socioafetiva e moral desse jovem.

Orientação profissional – descobrindo a vocação desde o Ensino Médio

O Ensino Médio é um período em que o aluno é levado a pensar no futuro e a começar a fazer escolhas. A falta de informação e esclarecimento sobre o mercado de trabalho, somadas à falta de maturidade do adolescente, muitas vezes, o deixa angustiado e confuso na hora de escolher uma profissão.

Esse é um contexto que surge em duas modalidades: na necessidade de logo cedo garantir o sustento ou na pressão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que exige a tomada de decisão por um curso para ingressar na universidade.

Além disso, esse período na vida dos estudantes ainda coincide com uma fase da adolescência em que se passa por várias transformações no âmbito psicológico. O cérebro evidencia uma tendência a funcionar de forma mais impulsiva, demonstrando uma necessidade de realizar atividades que tragam recompensa.

De maneira resumida: o prazer é o foco, embora tenha que pensar na vida, no futuro e decidir de maneira responsável. Trata-se de uma fase difícil de administrar, em que o jovem necessita de apoio dos educadores e de suas famílias. É aí que entra a importância da orientação profissional no Ensino Médio.

Se a escolha de uma carreira é uma decisão difícil para muitos adultos, imagine para adolescentes de 16 ou 17 anos. Seguir uma profissão rentável ou aquela que trará maior realização pessoal? Escolher uma ocupação consolidada e valorizada pelo mercado de trabalho ou arriscar-se em um ramo que ainda caminha a passos curtos?

Nessa idade, são poucos os jovens que se conhecem o suficiente para tomar uma decisão certeira e que não traga arrependimentos. Por isso, não raramente, muitos descobrem, depois de adultos, que gostariam de ter outra profissão.

A orientação profissional tem o objetivo de facilitar essa escolha, auxiliando o aluno a optar por uma ocupação e a conscientizar-se sobre os fatores que interferem em sua decisão. O maior papel é ajudar o jovem na solução das dificuldades que encontra ao encarar a escolha de sua profissão. Assim, a orientação profissional oferece dados sobre as universidades, cursos oferecidos, especificidades de cada profissão e mercado de trabalho.

Colégios que oferecem orientação educacional e profissional capacitam melhor os alunos do Ensino Médio

Escolas, como o Colégio Sete, que capacitam os estudantes para esse novo e importante momento da vida, fazem toda a diferença na vida profissional do indivíduo. Se alguns estudantes se mostram maduros para realizar a escolha, outros precisam de auxílio nesse processo e aí que entra o papel dos educadores, que devem estimular a busca de informação sobre o mundo do trabalho e incentivar a reflexão pessoal sobre a escolha ocupacional.

Agora que você entendeu a importância da orientação educacional e profissional no Ensino Médio, saiba como o Colégio Sete prepara os alunos para a vida universitária e mercado de trabalho, clique aqui e fale com a nossa equipe.