Formação Humanística: entenda o que é e quais são as vantagens

Um dos grandes desafios enfrentados pelos pais é a escolha da escola ideal para os filhos. Isso porque enquanto o conhecimento técnico é de suma importância para a educação de crianças e jovens, não se pode deixar de lado também o desenvolvimento humano. É aí que entra o conceito de Formação Humanística, uma das principais metodologias do Colégio Sete.

O que é Formação Humanística?

A Formação Humanística, como o próprio nome já sugere, tem como objetivo harmonizar o conhecimento técnico e as relações humanas. Para que esse alinhamento ocorra de forma efetiva, o aluno é inserido em sua própria educação, aprendendo a ter um pensamento racional, ser participativo, proativo e construtivo.

Por meio de atividades em grupo e da interação com os colegas e professores, valores como gentileza, bondade e empatia são postos em prática todos os dias. A Formação Humanística permite que o aluno entre em contato, desde cedo, com princípios essenciais a seu aprendizado, ganhando, assim, não só o conhecimento técnico, mas também ser ético, crítico e capaz de tomar decisões assertivas e sensatas.

Essa formação trabalha com a ideia de que o estudante está em constante transformação e, como diz Jean Paulo Sartre, filósofo do século XX, o ser humano é construtor de sua própria existência. Por meio dos estímulos externos, então, ele constrói seu ser dia a dia e por isso, é importante considerar toda informação que ele já tem, como experiências pessoais, questões familiares e traços culturais, somando tudo isso ao contexto, sem segregar ou diferenciar.

Saiba por que investir em uma Formação Humanística

A principal vantagem de se optar por uma escola que invista em Formação Humanística é a oportunidade de o aluno conseguir desenvolver a capacidade de resolver bem suas próprias necessidades, tornando-se assim um ser autárquico. Crianças e adolescentes educados com essa metodologia têm muito mais chances de se tornarem adultos independentes e capazes.

Há algumas décadas, o ensino era baseado na punição e não é incomum ouvirmos histórias de pessoas mais velhas que recebiam algum tipo de castigo (muitas vezes, físico) se não respondessem a uma pergunta corretamente ou fossem mal na prova.

A Formação Humanística nada tem a ver com essa metodologia. A escola deve ser um ambiente de ensino e aprendizado, de boas lembranças e estímulos positivos, não castigos ou disputas, tendo certeza de nunca tomar um erro por uma verdade.

Por ser diversificado, o ambiente escolar acaba sendo ideal para que a Formação Humanística seja trabalhada. Questões delicadas que costumam surgir em escolas, como preconceito, bullying, violência verbal e até mesmo física, são debatidas, prevenidas e combatidas com auxílio especializado e, é claro, muito amor, compaixão, empatia e compreensão.

Qual a importância da Formação Humanística?

O tempo todo vemos na televisão e nos jornais a falta que uma Formação Humanística de qualidade faz a um profissional. Casos de negligência, abuso, corrupção, entre outros, mostram que, sim, vários fatores podem estar relacionados a estas situações, mas um ensino voltado à formação de cidadãos éticos pode diminuir este quadro.

Não adianta desempenhar as tarefas profissionais com qualidade, mas gerar problemas no ambiente de trabalho, desconsiderar o outro e tomar atitudes que prejudiquem a sociedade. Na Formação Humanística, o estudante, desde cedo, tem contato com princípios que servirão de bússola para o seu aprendizado e o tornarão capaz não só tecnicamente, mas também eticamente.

Isso quer dizer que a educação humanista é algum tipo de doutrinação? Não! O foco é simplesmente o pensamento livre e a formação de cidadãos críticos, instigados a questionar o tempo todo, sem dar margem a ideias padronizadas.

Alunos tolerantes, humanos e capazes de lidar com as diferenças são os futuros adultos que irão ajudar a construir uma sociedade mais justa. É na escola, assim como dentro de casa, que se formam seres humanos empáticos e guiados pelos bons preceitos de convivência.

O mercado de trabalho também se beneficia com profissionais com Formação Humanística, que entendam que seu trabalho faz parte de um todo e que precisam estar preocupados com o coletivo, não apenas consigo mesmo.

Como escolher uma escola com Formação Humanística?

Depois de descobrir as inúmeras vantagens que uma Formação Humanística pode trazer para o seu filho, chegou a hora de refletir: qual escola optar? Como saber se ela realmente segue esses princípios?

A primeira dica que damos a você é que comece fazendo pesquisas na internet. Acesse o site da instituição, leia sobre sua história e valores. Procure as redes sociais e observe as situações do dia a dia que são postadas, essa é uma boa forma de verificar se a prática realmente está ligada à teoria.

Depois de fazer sua pesquisa, chegou a hora mais importante: agende uma visita pessoalmente. Ao chegar na escola, procure o responsável pedagógico e peça que ele mostre a você as instalações. Com todas essas informações em mãos, finalmente você irá se sentir seguro para confiar a educação do seu filho àquela instituição.

E lembre-se sempre: educar para a vida é educar com amor!

Conheça a proposta pedagógica do Colégio Sete e esclareça todas as dúvidas com a nossa equipe, clique aqui.