Família e escola: uma relação indispensável para o desenvolvimento infantil

A fase infantil exige muita atenção e cuidado, pois, é quando a criança tem um mundo de descobertas e aprendizados, gerando o seu desenvolvimento para o resto da vida. Nessa fase tão delicada, o olhar atento dos pais e/ou responsáveis é extremamente importante, inclusive na hora da escolha do colégio, uma vez que é indispensável o trabalho em conjunto da escola e família para um bom desenvolvimento infantil.

O que é desenvolvimento infantil?

O desenvolvimento infantil é um processo de aprendizado pelo qual as crianças passam para adquirir e aprimorar diversas capacidades de âmbito cognitivo, motor, emocional e social. É através dele que, pouco a pouco, vai tornando a criança cada vez mais independente e autônoma.

A teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro fases no que diz respeito à cognição: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Segundo o psicólogo, o aprendizado da criança se dá por diferentes fatores, como a influência do ambiente externo e a própria capacidade intelectual de se adaptar às situações e eventos aos quais é exposta. Sendo assim, é possível elaborar estratégias de ensino que facilitem o processo de aprendizagem e estimulem o desenvolvimento infantil.

Escola e família no desenvolvimento infantil

A família, sem dúvidas, tem papel fundamental no desenvolvimento infantil, pois é no seio dela que a criança tem a construção do caráter e da personalidade, o que a faz desenvolver relevantes princípios e valores éticos.

Porém, é na escola que há aquisição de conhecimento e vivência em coletivo, estimulando o respeito ao próximo.

Dessa forma, os dois ambientes, trabalhados em união, é o princípio básico para o bom desenvolvimento infantil.

Colégio Sete e a educação infantil

Como em seus primeiros anos de vida a criança ainda não tem a capacidade de tomar suas próprias decisões e agir por si mesmo, a família e a escola precisam trabalhar para orientá-la no desenvolvimento cognitivo e social.

E, aqui no Colégio Sete, acreditamos no tripé socialização + estímulos + cuidados para oferecer uma educação diferenciada, inclusiva e de qualidade, desde o 1º ano de idade. Por isso temos diversos projetos na educação infantil para incentivar o trabalho em grupo, como: PES – Positivo English Solution, Lego Education e Escolinhas Esportivas. Além, claro, de estimular a participação de pais e/ou responsáveis no aprendizado com a Orientação Psicológica, Social e a Educacional e Atendimento Educacional Especializado – AEE.

Para ter mais informações, acesse: www.colegiosete.com.br/ensino/educacao-infantil e marque uma visita!