Como otimizar o tempo para aumentar o foco nos estudos

Manter uma rotina de estudos nem sempre é fácil, principalmente quando você está na pré-adolescência e tem um monte de descobertas à sua volta. Mas, para ajudar, separamos algumas dicas para aumentar a  produtividade nas atividades diárias.

1- Organização

Saber organizar o tempo de estudos é fundamental para que os afazeres da escola não fiquem para a última hora. Se seus filhos têm prova na segunda, por exemplo, devem fazer a revisão no final de semana, e não deixar para estudar um dia antes. Outro ponto importante é o gerenciamento de tempo, porque não adianta planejar todo o dia e se perder navegando nas redes sociais ou enquanto faz uma atividade, pensar em outra. Lembre-se de que há hora certa para tudo, então se concentre em uma atividade por vez, assim você conseguirá dar o seu melhor em todas elas.

2- Defina prioridades

Depois de organizar o tempo do seu filho, observe quais são as principais prioridades. Existe um método muito utilizado em empresas e também em gestão de tempo pessoal: Matriz de Eisenhower. Adaptando esse método, você consegue definir quais são as prioridades das atividades escolares do seu filho de acordo com o grau de urgência delas:

• urgente e importante: faça primeiro;
  • importante, mas não urgente:  faça assim que possível, mas não precisa ser imediatamente;

3- Crie um cronograma de atividades

Agora que você já sabe como organizar o tempo e já definiu as prioridades, ajude seu filho a criar um cronograma e, não necessariamente colocando só atividades escolares.

Então,sente-se com seu filho e bora começar a planejar esses horários juntos?

Primeiro reserve o tempo de estudo diário e quais os melhores horários para pôr em prática, sábado e domingo podem ser os dias de descanso, mas, claro, se não houver provas e trabalhos no início da semana.

Considere colocar toda a rotina diária do seu filho e não só os afazeres escolares, então encaixe todas as outras atividades diárias dele, por exemplo, aula de idioma, esportes, lazer, refeições e descanso.

É importante que a rotina seja flexível e adaptada de acordo com a realidade e gostos de cada adolescente. Tem que ser prazerosa para ele também.

Agora que você aprendeu sobre gestão de tempo, vou te dar algumas dicas que vão facilitar ainda mais!

• Experimente o método pomodoro

Essa técnica funciona principalmente para quem não consegue manter o foco por muito tempo, tudo que você precisa fazer é programar o alarme para 25min (esse é o tempo estimado de estudo) e 5min de descanso.

É importante falar que essa é apenas uma sugestão de tempo, você pode analisar e ajustar de acordo com a sua realidade.

E uma outra observação: o tempo de estudo deve ser foco total, sem distrações e na hora do descanso, nada de acesso às redes sociais ou games porque senão os minutos podem virar horas né?

• Conte com a ajuda da tecnologia

Sabe quando anotamos tudo que temos para fazer em vários papéis e depois nos perdemos? Com o Trello isso não vai mais acontecer.

O Trello é um aplicativo que funciona como um planner e o mais legal é que pode ser compartilhado com outras pessoas, assim a família pode está sempre ligada nas atividades!

Além dele, existem outros aplicativos que se encaixam para essa função, como: Evernote, Notion, MeisterTask, etc.

• Revise a rotina

A cada final de semana, reveja todo o planejamento, o que foi concluído e o que ficou para ser encaixado na próxima semana, essa ação também vai te ajudar a observar quais as dificuldades dos seus filhos e como eles podem melhorar.

Essas dicas, além de ajudarem na performance escolar, é uma demonstração de carinho e dedicação que vai fortalecer os laços familiares, isso faz com que os jovens sintam-se mais confiantes para enfrentarem os desafios da vida escolar.
O Colégio Sete está sempre disponível para conversar com os pais e/ou responsáveis e fazermos um bom trabalho em equipe em prol do aprendizado do aluno. Pode falar com a gente sempre que precisar! Acesse: https://www.colegiosete.com.br/ensino/ensino-fundamental-ii e saiba mais!