Adaptação escolar: um processo para toda família

Quando a criança começa na escola existe um grande desafio, tanto para criança, que precisa aprender a se virar sozinha, como para os pais, que sofrem com a separação. O que antes era uma rotina em casa, agora ganha um novo local, com novas pessoas, novos horários e muita mudança.

Por isso, para que os pais se sintam mais seguros para enfrentar esse novo desafio e ocorra uma boa adaptação para toda família, o Colégio Sete fez esse artigo com dicas valiosas para que você possa viver esse momento de forma tranquila. Acompanhe!

1- Tenha certeza da sua decisão

Colocar o seu filho na escola é um processo muito individual, cada família tem um acontecimento que motiva. Então não se sinta pressionado a colocar o seu filho na escola porque a mãe de outro já colocou, pois esse processo é único. Tanto o filho como a mãe precisam estar preparados.

2- Conheça a escola

Deixar seu filho em um local novo e sozinho pela primeira vez, não é fácil, e o que pode aliviar um pouco mais a forma que você se sente com isso é conhecendo o local que irá deixá-lo.

Visite escolas, converse com os professores, veja os projetos educacionais. Analise todas essas informações para ter certeza de que este é o local certo para o seu filho.

3- Cuidado com as despedidas

Escolheu a escola e agora é hora de levar seu filho. A gente sabe que esse momento é delicado para os pais e para os filhos, mas o pais, enquanto adultos responsáveis, são os que devem aliviar esse momento. Abraços apertados, pedir para não chorar, levar o filho no colo, etc são ações que podem dificultar mais essa entrada da criança na escola, pois eles acabam entendendo como algo ruim. Então, segura a emoção e deixa o seu filho viver essa fase que é tão importante para o seu desenvolvimento.

4- Não se atrase

Deixou seu filho na escola e combinou o horário de voltar? Faça de TUDO para chegar no horário, porque o seu filho pode se sentir abandonado.

Imagine chegar o horário de ir para casa, as outras crianças começam a ir embora, abraçam os pais e contam como foi o dia, mas o seu filho está lá esperando ainda. Isso faz com que ele tenha uma experiência ruim, de abandono e a chance de querer voltar para aquele lugar irá diminuir cada vez mais. Então, principalmente nos primeiros dias, nunca atrase!

5- Envolva seu filho no processo

Conte o que ele está conquistando, não o que ele está perdendo. Na escola, seu filho viverá experiências únicas, terá o convívio com outras crianças e irá aprender muito, inclusive a se virar sem o auxílio dos pais.

Você pode fazer isso chamando seu filho para arrumar a mochila e todo o material, conversar sobre as brincadeiras, perguntar como foi na escola. Mostrar a seu filho que ir para escola é algo normal e faz parte da vida de todas as crianças. Isso faz com que ele tenha uma boa adaptação dessa nova rotina.

Como vimos, o processo de adaptação escolar é para toda família e, por isso, deve sempre ter várias conversas para que todos entendam o que está acontecendo e escolham o melhor caminho.

Nós, do Colégio Sete, estamos sempre de portas e braços abertos para receber toda família e conversar sobre essa fase de iniciação escolar, que é tão importante para o desenvolvimento da criança.

Aqui, temos uma estrutura física e pedagógica altamente preparada para esses primeiros anos escolares serem vividos da melhor forma possível.

Se você está procurando escolas para o seu filho, não deixe de marcar uma visita com a gente.