Como ajudar seu filho no processo de alfabetização?

Os anos iniciais da criança na escola devem ter ainda mais a presença dos pais e/ou responsáveis, pois, é quando acontecem muitas descobertas e só com a união da escola com a família é que a criança terá um aprendizado mais prazeroso e natural.

No processo de alfabetização, por exemplo, é extremamente importante que a criança tenha estímulos em casa da leitura, uma vez que é onde ela irá aplicar e relacionar a importância do que está vendo na escola. Por isso é comum ouvir que a alfabetização é um processo em conjunto.

E para facilitar esse processo, separamos 3 dicas de coisas que você pode fazer em casa e ajudar seu filho na alfabetização.

Nomeie os objetos da casa

Comece com pequenas palavras, use letras maiúsculas e deixe os nomes em ambientes da sua casa. Assim, seu filho irá compreender que a palavra simboliza um objeto e também terá maior contato com as letras.

Relacione letras com outras palavras

Quando seu filho entender as palavras dos objetos da casa, relacione as letras iniciais desses objetos com outras palavras. Por exemplo: o sofá tem S de sala, de salada, de suco.

Assim ele irá entender cada letra como um símbolo sonoro que pode conter em outras palavras, aumentando o seu repertório.

Faça listas

Incentive seu filho a fazer listas, pode ser algo que ele goste, como personagens de desenhos, brinquedos, nomes dos familiares. Não o corrija na hora que estiver escrevendo, deixe ele livre para fazer como acha certo e depois converse com ele sobre a lista, veja os nomes que estão errados e questione sobre esse erro. Seu filho precisa entender como funciona a formação das palavras.

O processo de alfabetização deve ser prazeroso para a criança e tranquilo para a família. O diálogo sobre leitura, uma boa relação com a escola e o incentivo a ler deve ser algo constante.

A principal dúvida que surge quanto à alfabetização é sobre a idade adequada para seu início, e a resposta é individual, vai do desenvolvimento de cada criança, pois é importante que ela passe pelo processo de letramento. Ou seja, além de ter a técnica da leitura, que é saber juntar letras e formar palavras e frases, a criança precisa ter a compreensão, que é entender o que está lendo, saber que tem um significado no som que está emitindo.

Esse processo de letramento também pode ser estimulado em casa, através da contação de histórias, fazendo as crianças interpretarem o que estão ouvindo.

Pode ser meio desafiador introduzir o processo de alfabetização para seu filho, mas com o acompanhamento certo, você e ele conseguirão passar por essa fase de forma leve e natural. O Colégio Sete está sempre disponível para conversar com os pais e/ou responsáveis dos alunos e de portas abertas para quem deseja conhecer nossa unidade.

Agende uma visita!