7 dicas para mandar bem em Geografia

Você é fera em Geografia ou acaba deixando essa matéria em segundo plano? Se você acha que poderia ser melhor, fique atento, porque essas dicas irão mudar a sua relação com a disciplina! Mas, por outro lado, se você é um apaixonado pelo tema, continue a leitura porque ela pode potencializar sua afinidade, estudos e resultados.

Antes das dicas, vale lembrar que toda matéria é importante, hoje você precisa saber Geografia para as provas do colégio, mas, em breve, ela será fundamental para o vestibular, Enem, concursos… E acredite, dominar essa disciplina, além de garantir boas notas, enriquecerá conversas e viagens. Enfim, esse post é para todos que querem aprender a estudar Geografia para se dar bem nas provas e na vida! Confira as dicas!

1. Vá além, questione

Para mandar bem em Geografia, vá além e investigue o que estiver estudando, se proponha a abrir a mente e estar atento às atividades extraclasse relacionadas ao tema: notícias, conversas informais, passeios, viagens, filmes… Na prática, quando aparecer o conteúdo escolar na sua vida cotidiana, pare, observe, reflita e pesquise!  Isso facilitará muito a aprendizagem.

2. Entenda o que a Geografia aborda

A geografia vai muito além de mapas, relevo, vegetação… Ela trata da relação do ser humano com o ambiente que o cerca e as consequências desse processo, ou seja, envolve questões sociais, políticas e econômicas. É importante ter em mente que qualquer assunto abordado em Geografia estará sempre relacionado a outros pontos relevantes. Se acostume a fazer essas correlações. Dominar Geografia é compreender o mundo e a forma como nos conectamos a ele.

3.  Tenha um plano de estudos

Você precisa ter um plano de estudos para essa disciplina. Identifique seus períodos disponíveis para estudar e separe um tempo específico para rever os temas apresentados por seus professores, por meio de leituras e resumos, e outro exclusivo para resolução de exercícios. E quando estiver fazendo uma revisão geral, priorize os tópicos que você considera mais difíceis.

. Aproxime os conteúdos da realidade

Quando, por exemplo, o assunto for uma região específica, vá além de aspectos como localização no mapa e explore pontos como cultura, história ou economia da área. E ao ouvir notícias ou conversas relacionadas ao que está sendo dado em sala de aula, se conecte à informação. Essa atitude o ajudará a entender e memorizar o tema, favorecendo o aprendizado. Se for o caso, registre a novidade para conferir e revisar posteriormente.

5. Aprenda com recursos alternativos

Quanto mais métodos e fontes alternativas você utilizar, mais você irá aprender e mais motivado irá se sentir. Em momentos de lazer, dê uma atenção especial a vídeos, séries, textos ou documentários quando eles estiverem relacionados aos seus estudos.

6. Faça associação de ideias

A associação de ideias está entre as melhores estratégias para memorizar um conteúdo. Consiste em associar o assunto a uma situação conhecida ou fazer um esquema gráfico que relaciona termos e fenômenos a figuras. Quem não se lembra do ciclo da água? Ao ler essa frase, muitos visualizaram mentalmente aquele famoso desenho da água em transformação e lembraram das imagens da evaporação, precipitação, condensação…

7. Converse sobre o que está estudando

Fale sobre o tema como se quisesse ensinar o que acabou de aprender. Você pode conversar com a família e, principalmente, com seus colegas, pois eles têm o mesmo interesse pelo conteúdo. Incentive a participação com a ideia de que todos irão aprender e, se a galera se animar, agende encontros frequentes para debates que resultarão em memorização e assimilação de conceitos.

Com essas dicas, o material do Colégio Sete, suas anotações e o apoio dos professores, você certamente vai mandar bem nos exames, se destacar em seu ambiente social, aproveitar melhor suas viagens, enfim, você terá ganhos incríveis agora e pra toda a vida.