Dicas para uma redação nota 1000 no Enem

Conquistar nota 1000 na redação do Enem é um sonho possível. Mas é preciso preparo, dedicação e muita atenção a tudo que será avaliado na correção. Reunimos nesse post algumas dicas preciosas que podem te ajudar. Seguindo esses passos, você também chegará lá”!

A primeira coisa que você deve considerar é que, para conquistar uma redação nota 1000, é preciso PRATICAR! Mas, praticar muito! Treino difícil, jogo fácil. Já imaginou ter ótimos argumentos, mas não conseguir colocá-los corretamente no papel?! Então, escreva! Para treinar, utilize os temas propostos em outras edições, os sugeridos pelo seu professor e temas que estão em alta. Escrever lhe dará segurança e velocidade. Outro ponto a ser considerado é que o tema da redação do Enem será de ordem social, científica, cultural ou política, portanto, estando atento ao que acontece no mundo, você aumenta suas chances de se deparar com o assunto antes do exame. 

Então, atenção às dicas e comece a treinar, treinar e treinar! 

1 – Utilizando provas dos exames anteriores, faça simulados para poder definir quanto tempo da prova você vai separar para a redação. Com essa estimativa, treine as redações cronometrando e se adequando ao tempo médio definido. Esse planejamento lhe dará a tranquilidade de saber que você terá tempo suficiente para fazer a redação e as questões.

 2 – Leia e releia a proposta de redação e certifique-se de que entendeu bem o tema. Lembre-se de que o texto sempre deverá ser escrito no gênero dissertativo-argumentativo. 

3 – Vai começar a escrever? Planeje! Reflita sobre seu repertório em relação ao tema, defina (com zelo!) o seu posicionamento, pense nos argumentos que você usará para justificá-lo e idealize a sua proposta de intervenção de forma coerente com tudo o que você considerou. Só depois, comece a escrever. Isso ajuda a evitar rasuras e otimiza o tempo de escrita.

4 – Esquematize suas ideias. Registre e selecione o que vai para sua redação. Lembre-se de que você tem no máximo 30 linhas para defender sua tese, argumentar e sugerir a solução do problema. Se você observar, verá que redações nota 1000 apresentam, em média, 4 parágrafos, sendo 1 dedicado à introdução, 2 para o desenvolvimento (com 1 argumento cada) e 1 parágrafo para a conclusão. 

5 – Demonstre coerência e coesão.  Ao longo do texto, cuide para manter seu posicionamento em relação à tese, não vá se contradizer, mudar de opinião ou “ficar em cima do muro”. Além disso, tenha prudência com os dados para não serem equivocados ou carentes de comprovação.  

6 – Observe o Novo Acordo Ortográfico, as normas da escrita formal e dê  atenção especial às regras de concordância, regência, pontuação, colocação pronominal e divisão silábica na mudança de linha. Seja objetivo e evite a repetição de vocabulário. Seu texto deve ser de fácil entendimento, mas sem ser óbvio. 

7 – Por fim, observe a relação entre a introdução e a conclusão e veja se há coerência entre o início e o fim. Vale lembrar que a sua proposta de solução deve respeitar as diversidades socioculturais, os valores humanos e não pode ser genérica ou fora da realidade.

Se você seguir essas dicas, desenvolver uma boa rotina de treinos e atentar para as orientações e correções dos seus professores de português, verá a sua performance melhorar e conquistará a tão sonhada nota 1000.