O papel da escola na formação do seu filho

A escola tem um papel fundamental na vida das pessoas e, definitivamente, não é só o de passar conhecimento cognitivo. Seja para o crescimento intelectual ou moral, o conhecimento adquirido na escola vai para o resto da vida, podendo ser marcado de uma forma positiva ou negativa.

O ser social

É na escola que desenvolvemos nossa personalidade e ganhamos consciência do que somos, nos reconhecendo enquanto gente. Afinal, temos interação social diária com pessoas que não são da nossa família e que podem ter diferentes gostos, sendo da mesma faixa etária. Precisamos saber o que somos e aceitar quem o outro é para uma convivência respeitosa, justa e harmoniosa. Isso faz parte da formação do indivíduo enquanto ser social.

Construção do ser crítico

Além do desafio da aprendizagem cognitiva, é na escola que passamos a maior parte da nossa infância e adolescência, lidando com os problemas que cada idade traz. Assim, é inquestionável que a escola deve promover, dentro dos assuntos da sala de aula,  debates sobre as problemáticas do mundo e do próprio contexto que estão inseridos, para formar cidadãos críticos e prontos para atuarem no mercado de trabalho, sabendo sempre agir com responsabilidade, empatia e respeito.

Neste sentido, estamos falando de uma escola que ensina e educa, e, para tal, é muito importante que os responsáveis e professores trabalhem juntos para um melhor desenvolvimento moral e ético, aliviando todo estresse e pressão que o estudante possa ter.

Quando o papel da escola acaba?

Mesmo depois de sair do colégio, o estudante fica com toda bagagem desenvolvida ao longo desses anos. Sua escolha profissional advém daí, seu relacionamento com as pessoas nasceu aí. Podemos dizer que acabou depois do ensino médio, mas que fica para sempre. Por isso é tão importante escolher bem onde seu filho vai estudar, conhecer o corpo docente e toda comunidade escolar, além das atividades que são desenvolvidas. E, quando já estiver estudando, saber se o seu filho está se adaptando ao que vive.

A escola tem o papel principal na formação intelectual e moral do seu filho, mas os responsáveis são a peça fundamental para que esta formação seja a melhor possível.

Conheça a proposta pedagógica do Sete, clique aqui e saiba mais!