8 Dicas para melhorar sua produtividade nos estudos

 A época de prestar o Enem e outros vestibulares  sempre bate aquela dúvida: será que estou estudando o suficiente? Com toda essa pressão, muitas vezes é difícil focar no que realmente importa. Ter em mente seus objetivos ajuda (e muito!) na concentração para as provas. Além disso, fazer um bom planejamento e utilizar técnicas de estudo aumentam ainda mais a produtividade e suas chances de arrasar nos resultados finais. Quer saber como? Confira algumas dicas:


1) Faça um plano de estudos
Com um plano de estudos bem estruturado, é possível se dedicar sem entrar em desespero. Com horários fixos, metas bem definidas e tabela de assuntos, ficará muito mais fácil dar conta de todo o conteúdo e ainda acompanhar sua evolução. Importante é ser realista neste plano de estudos! Faça um quadro mensal com as atividades diárias, incluindo finais de semana e feriados, e, a partir disso, defina quantas horas por dia e quais atividades de estudo serão executadas. Dica extra: inclua, ao menos 1 vez na semana, produzir uma redação. Ela é importantíssima nos vestibulares!


2) Aplique a técnica do pomodoro
A exaustão é uma consequência de horas e horas de estudos seguidas. E ela prejudica o desempenho e a assimilação do conteúdo. Para driblá-la, tente aplicar a técnica Pomodoro: divida as atividades em ciclos de 5 minutos de intervalo a cada 25 minutos estudando. 

3) Deixe as redes sociais de lado
Parece óbvio, mas muitas vezes nos esquecemos de quanto tempo perdemos mexendo nas redes sociais. Quando for estudar, silencie os aplicativos e deixe o celular longe. Deixe para navegar nas redes nos horários de descanso!


4) Use alertas sonoros
Nossa mente tem a incrível capacidade de associação. Utilizar sons como gatilhos para concentração é uma ótima forma de ser mais produtivo. Como? Escolha uma música instrumental ou algum com sons da natureza para ouvir sempre que for começar a estudar. Ao associar a música com o estudo,  o cérebro irá criar um hábito.


5) Pratique exercícios físicos
Se você quer um bom desempenho da mente e ser produtivo na sua jornada, é preciso cuidar do corpo físico também. Faça exercícios em academia, pratique esportes, corra, dance… enfim, movimente o corpo! Além disso, a prática de atividades físicas também alivia a ansiedade.


6) Faça metacognição
A metacognição é a prática de pensar sobre seus pensamentos. Parece confuso no começo, mas é a partir dessa análise que você será capaz de saber por quanto tempo você consegue manter sua concentração, quais as matérias mais exaustivas, perceber quando você está disperso e quais são os horários que o seu foco está melhor. 

7) Faça materiais de revisão
Usar fichas de revisão é uma ótima forma de entender e gravar assuntos. Quanto mais organizada suas fichas, mais fácil será a assimilação do conteúdo. Por isso, crie resumos bem estruturados, com título da matéria, subtítulos, cores específicas para cada um e faça hierarquização de informações (deixe em destaque aquelas mais importantes ou palavras-chave).

8) Cuide da sua saúde mental
Além de cuidar do corpo físico, é preciso estar bem emocional e psicologicamente. Se sentir a necessidade, busque acompanhamento profissional. A época de prestar vestibulares não é fácil. A pressão, ansiedade e medos precisam ser considerados. Aprender a lidar melhor com eles irá te ajudar a manter a calma e a produtividade nos estudos.

Além dessas dicas, tem alguma outra que você coloca em prática e que auxilia seu foco nos estudos? Conta pra gente!