Qual a melhor idade para a criança aprender idiomas?

Início e fim de ano letivo é um momento em que, assim como acontecem a busca por matrículas nas escolas de educação básica, é um período comum em que os pais procuram também por cursos extracurriculares para os seus filhos, a exemplo de esportes, música e idiomas. Sem dúvida, um dos primeiros questionamentos é referente à faixa etária indicada para começar essas atividades. O cursinho de inglês é um clássico exemplo disso: “Qual a melhor idade para a criança aprender idiomas?”.

A idade certa!

Estudar outro idioma deixou de ter aquele caráter de ser algo acessível a poucos, um “artigo de luxo”, para se tornar hoje uma necessidade. Com o Inglês rodeando o nosso cotidiano, por exemplo, e um mercado de trabalho exigindo um profissional qualificado ao seu tempo, muitos pais se preocupam em antecipar a formação dos seus filhos em uma segunda língua, entendendo que, assim, as crianças estarão melhores preparadas para o seu futuro. E esses pais estão certos!

É comum que em um mundo globalizado a criançada esteja em maior contato com palavras inglesas, por exemplo, e até as utilizando de forma natural em seu cotidiano. Por isso, os pais aproveitam para matricular os filhos cada vez mais cedo em escolas de idiomas. Essa “pressa” não é condenada, desde que se atente que, nessa fase inicial da criança, o ensino do segundo idioma deve vir de forma lúdica, sem cobranças de um resultado visível do aprendizado. Antes de mais nada, as aulas precisam ser prazerosas.

O fato é que não existe uma idade tida como correta para a criança aprender um novo idioma. Mas o que os professores e especialistas explicam é que o quanto antes os pequenos forem estimulados, maior são as chances de ser mais fácil adotar a segunda língua de forma mais natural. Estudos mostram que entre 2 e 4 anos de idade, os circuitos cerebrais associados à linguagem estão mais flexíveis nas crianças.

Além de ter mais chances profissionais, imagine que uma criança que chega aos 15 anos com uma maior afinidade com outro idioma poderá ainda aproveitar mais oportunidades. Viagens internacionais e intercâmbios são ótimas experiências culturais para ampliar o conhecimento, por exemplo. 


A hora de matricular

É importante que, durante a sua avaliação na escolha da escola para o seu filho aprender idiomas, que a instituição disponha de recursos que enriqueçam as aulas, como música, vídeos e jogos. Vale ressaltar ainda: caso opte por uma escola bilíngue, certifique-se de que a criança naquele ambiente não perderá o contato com a sua cultura local.


Meu filho pode aprender idiomas fora de um cursinho?

Independente de qual idade escolha para o seu filho aprender idiomas, favorecer um ambiente que estimule o contato com a segunda língua e o uso dela é fundamental nesse primeiro momento. E isso pode acontecer não só em um cursinho especializado em proporcionar a prática, mas, também, em dinâmicas cotidianas em casa orientada pelos pais, além da escola. 

Atualmente, há instituições que se preocupam em oferecer o ensino da língua inglesa, por exemplo, através de programas de ensino diferenciados, que fogem do modelo tradicional inserido obrigatoriamente na grade curricular e trazem novas dinâmicas que tornam o aprendizado muito mais significativo, se assemelhando ao formato de curso de idiomas, só que em horário de aula.

ES English Program Solution

Pensando em aprofundar o ensino e aprendizagem do Inglês, o Colégio Sete aderiu ao ES English Program . Atendendo da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, o programa de ensino é muito mais do que uma disciplina ou um curso tradicional de Inglês, é a solução em língua inglesa dentro da escola. São 12 níveis, em 3 módulos diferentes:


Kids
Aulas para os alunos da Educação Infantil iniciarem o contato com a língua inglesa por meio de atividades lúdicas e brincadeiras aliadas ao universo das crianças.

Junior
Para os alunos do Ensino Fundamental I, as aulas priorizam a oralidade, a iniciação à escrita e leitura em inglês, por meio de conteúdos estimulantes e atividades contextualizadas à idade.

Teens
No Ensino Fundamental II, as aulas aprofundam os conteúdos da língua para garantir a fluência no idioma, tornando os alunos aptos a prestar exames internacionais de proficiência.


Que tal conhecer de pertinho mais sobre o universo do PES English aplicado no Colégio Sete, hein?! Você terá a oportunidade de ter contato com os professores, ver os ambientes de aprendizagem do idioma e experimentar um pouco da rotina PES. É fácil, basta clicar aqui.