Movimento de Rotação da Terra: descubra por que você não viveria sem ele!

Pode até não parecer, mas o planeta Terra está em constante movimentação. Ele realiza diversos movimentos e hoje você conhecerá um dos mais importantes para a existência de vida na terra, o movimento de rotação.  Quer saber o porquê? É só seguir com a leitura!

Primeiro precisamos entender que movimento é esse, certo? Imagine um eixo atravessando o planeta Terra de um polo geográfico a outro… Agora, visualize a Terra girando ao redor dele, esse é o movimento de rotação. Ele ocorre no sentido contrário ao dos ponteiros de um relógio, na direção oeste-leste, e dura aproximadamente um dia: 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Sua principal consequência é a sucessão dos dias e das noites, pois, na rotação, enquanto uma área do globo recebe a luz solar, a outra fica no escuro. Vale destacar que o fenômeno influencia também as mudanças de temperatura, pois, durante o dia tem-se o período de aquecimento e no decorrer da noite, o resfriamento.

Será que a rotação da Terra é tão lenta que se torna imperceptível? Não mesmo! A velocidade desse movimento foi estimada em 1670 km/h na linha do equador (linha imaginária que divide o planeta no sentido horizontal – 0° de latitude).

Mas, por que será que a Terra não é estática? A resposta é encontrada nas origens do sistema solar e explicada pelo princípio da inércia, onde um corpo em movimento tende a permanecer em movimento até que algo interfira em sua rota. A ciência nos conta que, no momento da formação do planeta, houve um impulso inicial provocado por uma colisão de corpos celestes e, como não existiu e nem existe uma força aplicada sobre a Terra para fazê-la parar de girar, o movimento ocasionado permanece até hoje.

Bom, a gente falou que iria explicar por que o movimento de rotação é fundamental para a vida na Terra, certo? Vamos lá! Se o planeta parasse de girar, os dias e as noites passariam a durar seis meses! Essa mudança tornaria o nosso planeta extremamente quente ou daria início a uma era glacial, pois, nos seis meses de incidência de luz solar, poderia haver uma evaporação intensa das águas aumentando o efeito estufa e elevando a temperatura da Terra a níveis altíssimos, e nos seis meses de escuridão e sem calor, é provável que apareceria uma camada de gelo tão espessa que não seria derretida quando voltasse a receber a luz do sol. Você pode imaginar o que aconteceria com as vegetações e animais?!  Sim, nessas condições, os seres vivos possivelmente seriam extintos, seria o fim de praticamente todas as espécies por excesso de calor ou de frio. 

Há teorias afirmando que o planeta está girando mais devagar, por outro lado, cientistas anunciaram que a Terra viveu seu dia mais curto no dia 26 de julho de 2022. Já, quanto a uma parada repentina do planeta, é consenso que isso é praticamente impossível. Então, pelo jeito, o melhor que temos a fazer é seguir tranquilos e aproveitar a carona!