AS CRIANÇAS E O SEU CURIOSO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

Com apenas três anos, uma garotinha tornou-se sensação na internet por gostar de uma brincadeira que pode ser considerada peculiar para muitas crianças em sua idade. Ela adora aprender palavras novas e se diverte genuinamente sempre que desafios são lançados – muitas vezes solicitados pela própria menina.

Alice começou a balbuciar as primeiras palavras antes de completar o primeiro ano de vida e um vídeo compartilhado pela sua mãe foi o suficiente para transformá-la em fenômeno da web. Milhões de pessoas já viram a pequena aparecer em vídeos, memes, até comerciais de TV e é muito provável que você seja uma delas.

Mas, você deve estar se perguntando: “por que o Colégio Sete resolveu contar essa história agora?”. Calma que a gente explica!

Acontece que, para além de uma forma de brincar, o que vemos na interação entre a pequena Alice e seus pais é o pleno desenvolvimento da sua linguagem com estímulos constantes por meio atividades que ela ama.Em geral, as crianças falam as primeiras palavras entre 10 e 12 meses e começam a construir as primeiras frases por volta de 1 ano e meio de idade. Durante esse período e ao longo de toda a sua jornada educacional, estar em ambientes favoráveis e estimulantes vai fazer toda a diferença no aprendizado da linguagem oral e escrita. Isso quer dizer que, em casa ou na escola, é importante envolvê-las em atividades comunicativas

NA ESCOLA, o desenvolvimento linguístico é ainda mais profundo, levando em consideração a série de experiências pelas quais as crianças passam diariamente nesse ambiente. Por estarem inseridas em situações reais e interagindo de maneira direta ou indireta com diversos grupos e meios, a assimilação da língua, com toda a sua diversidade e complexidade, acaba se dando de forma mais ampla e instigante.

E QUAIS MEIOS A ESCOLA UTILIZA PARA INCENTIVAR O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM?

– Brincadeiras diversas

– Rodas de conversa

– Jogos de faz de conta

– Contação de histórias

– Interações com músicas

– Interações em grupo

– Rodas de poesia

– Rodas informativas

Todas essas atividades, aliadas a diversas outras, são práticas diárias que favorecem o desempenho oral e textual dos pequenos. Por meio delas, fomentamos o potencial crítico, a imaginação, dúvidas, perguntas, questionamentos e o enriquecimento do vocabulário.

A linguagem oral e escrita é parte inerente da nossa formação como seres sociais, portanto está inserida no processo de aprendizagem desde o início da escolaridade, mas pode ser iniciada pelos pais muito antes disso. Assim, incentivamos o gosto pelo aprendizado e veremos crianças como Alice mais vezes do que conseguimos imaginar.