CULTURA MAKER: VOCÊ TEM IDEIA DO QUE ISSO SIGNIFICA?

Maker é o termo em inglês usado para fazedor, criador ou construtor. Em outras palavras, quem se vira, quem vai lá e faz, quem bota a mão na massa para colocar suas ideias em prática, pode ser chamado de Maker.

A palavra foi popularizada em 2005, mas, só na última década ela passou a ocupar de vez o vocabulário dos mais diversos países, muito por conta da disseminação e crescimento da Cultura Maker, que nada mais é que o fomento à cultura do “faça você mesmo”.

Considerado por especialistas como a nova revolução industrial, esse movimento valoriza a criatividade, a cooperação, pensamento crítico e reflexivo e, principalmente, o protagonismo no processo de construção de coisas e de conhecimento.

Com o surgimento da Cultura Maker, vieram também os espaços makers, que são os lugares onde os makers dispõem de ferramentas digitais, tecnológicas ou mesmo recursos de marcenaria para criar e desenvolver as suas criações. Nele, todo mundo trabalha junto, utilizando os recursos disponíveis de maneira sustentável, compartilhando experimentações, ideias e soluções. Os lugares mais comuns de serem encontrados são grandes empresas, startups e instituições de ensino.

A CULTURA MAKER DENTRO DO COLÉGIO SETE

Apesar de não ter sido pensado para escolas, o uso de espaço maker nesse ambiente mostra significativa contribuição no desenvolvimento educacional. Aqui no Sete, aplicamos os princípios da Cultura Maker há alguns anos e ela é parte fundamental do processo de aprendizagem dos nossos alunos, desde a educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental.

O QG da turma é A SALA DE INOVAÇÃO. E, quer saber? É, definitivamente, um dos espaços mais legais do Colégio Sete! Ela dispõe de ferramentas digitais, tecnológicas ou mesmo recursos de marcenaria com as quais se pode contruir qualquer coisa.

Nós conseguimos tornar a Cultura de Inovação do Colégio Sete ainda mais forte em 2021, com a implementação da plataforma NAVE À VELA para nos ajudar na transformação do espaço educacional em um verdadeiro reduto de curiosidade e criatividade, despertando nos alunos suas mais diversas capacidades. Uma parceria que tem tudo a ver com o Sete, pois amplia nossas concepções de aprendizado significativo, competências ligadas à inovação e competências socioemocionais.

Quem quer levar a Cultura Maker a sério, conta ainda com o sistema SAE Digital, outro diferencial que temos, esse pautado em hiperatualização, tecnologias relevantes, assessoria pedagógica efetiva e avaliação formativa para atender necessidades de gestores, professores e alunos. SAE é o Saber, Agir e Evoluir da Cultura Maker dentro do Colégio Sete.

O avanço da Cultura Maker é iminente, principalmente na educação e nos negócios. Estar em um colégio que entende as infinitas possibilidades desse movimento e investe há anos para que alunos tenham inteligência e recursos voltados ao protagonismo é dar outro passo em direção a um futuro brilhante.