Tudo que seu filho precisa saber sobre figuras de linguagem

Você com certeza já deve ter ouvido falar em “Figuras de Linguagem”. Mas, caso não tenha ouvido, não se preocupe, pois traremos nesse artigo uma breve explicação sobre o que é e como você pode conversar com o seu filho sobre, e, assim, ter uma participação ativa na sua aprendizagem.

Figuras de Linguagem

As figuras de linguagens são recursos linguísticos utilizados para fugir do padrão literal na hora de expressar algo. Ou seja, são termos que substituem palavras ou frases para dar significados figurativos ao que está expressando.

Temos diversos tipos de figuras de linguagens, mas vamos falar das principais:

• Metáfora

Essa é a figura de linguagem mais conhecida. Trata-se de um tipo de comparação implícita, feita com base em uma característica em comum entre os elementos comparados.

Exemplo: Você tem uma pedra no peito.

A metáfora em questão é “uma pedra”, que está substituindo o que seria “coração duro”, dando o significado de insensibilidade.

• Metonímia

Usamos essa figura de linguagem para substituir um termo por outro, mas que faz parte do mesmo contexto.

Exemplo: Você comeu o prato todo.

Ao falarmos isso, não estamos dizendo que a pessoa comeu o prato, mas toda comida que estava no prato.

• Personificação (ou prosopopeia)

Apesar desse nome estranho, essa figura de linguagem está muito presente no nosso dia a dia. Ela ocorre quando damos características humanas ao que não é humano.

Exemplo: As árvores estão dançando.

Dançar é uma característica humana, mas na frase acima está dando o sentido de que a árvore está balançando.

• Hipérbole

Usamos essa figura de linguagem para dar ênfase a algo exagerando na hora de expressar.

Exemplo: Não te vejo há séculos.

A expressão “há séculos” é para enfatizar o sentido que não se vê a muito tempo.

• Eufemismo

Essa é muito usada com crianças para falar de algo triste, pois é utilizada para atenuar algo.

Exemplo: João bateu as botas.

O termo “bateu as botas” é para simbolizar a morte de uma forma mais suave na hora de expressar.

Utilizando as Figuras de Linguagem

Como foi dito, são diversas figuras de linguagem existentes, mas algumas são mais utilizadas e podemos trazer de forma mais frequente e explicar para seus filhos. Isso pode ser feito de várias formas, como:

• Analisando músicas. É uma maneira lúdica de exemplificar e ensinar sobre as figuras de linguagem.
  • Outra maneira é através de filmes. Como sabemos, as figuras de linguagem estão presentes em diversos diálogos, então é comum que esteja também em filmes. Vocês podem assistir aos filmes e pausar durante a fala para perguntar se seu filho entendeu o que foi dito e, assim, explicar.
  • Leitura de livros juntos. Além de incentivar a leitura, essa é uma excelente oportunidade de mostrar as figuras de linguagem na escrita.

Na escola é ensinado muitas coisas que são importantes para vida do aluno, a figura de linguagem é uma delas, pois trata-se de um recurso linguístico que irá enriquecer seu vocabulário. Mas mais importante que o ensino na escola é a prática do que foi abordado, por isso é fundamental que os pais façam o acompanhamento acadêmico do filho e ajude a colocar em prática.