Desenvolvimento da Inteligência Emocional para alunos do Ensino Fundamental I

Entrar no ambiente escolar é uma mudança grande na vida de uma pessoa. Isso é notável quando vemos como as crianças agem ao serem deixados na escola pela primeira vez, pode ter choros, tristeza, tudo embasado na vivência de algo diferente do que se está acostumado. E se engana quem pensa que essa estranheza existe apenas no primeiro ano escolar, pois para os alunos que estão no Ensino Fundamental I existe também. Isso ocorre porque as crianças do Fundamental I (de 7 aos 10 anos) estão experienciando algo completamente novo e que elas têm consciência, podendo causar uma confusão na cabeça. E para evitar que essa confusão se torne algo maior é importante trabalhar a inteligência emocional com esses alunos.

Inteligência Emocional

A inteligência emocional é a capacidade de entender as emoções e sentimentos pessoais e de outras pessoas. Ou seja, se você está irritado com alguma coisa, é com domínio da inteligência emocional que você saberá identificar o motivo da irritação e saber como controlar e, principalmente, não deixar isso afetar outros âmbitos da sua vida.

Emoções na Escola

Quando as crianças entram no Ensino Fundamental I, começam a viver novas experiências e, com isso, surgem sentimentos em relação à sua vivência.

Alguns adultos podem tentar desvalidar essas novas emoções escolares pelo fato da criança já ter tido contato com a escola durante a educação infantil, mas o que esses adultos não enxergam – e não lembram de terem vivido, é que ao entrar no Ensino Fundamental existe já uma “cobrança” sobre o seu comportamento estudantil, que são as avaliações sobre cada assunto novo que está vendo, dando uma responsabilidade da sua vivência.

Por isso é sempre importante lembrar que na escola as crianças têm o desenvolvimento intelectual, cognitivo, social e mental. E, diante de tanta coisa que a criança está sendo exposta pela primeira vez, é de extrema importância o trabalho da inteligência emocional.

Inteligência Emocional na Escola

Para que os alunos do Ensino Fundamental I consigam se desenvolver de forma saudável na escola, é preciso trabalhar a inteligência emocional. Isso pode ser feito nas disciplinas tradicionais através de dinâmicas em grupo e atividades de estímulo à criatividade; ou ainda com projetos diretamente ligados ao desenvolvimento da inteligência emocional. Com isso a escola estará:

• Incentivando o autoconhecimento
  • Deixando sentir as emoções (positivas e negativas)
  • Estimulando a empatia
  • Permitindo a expressão de ideias

As crianças que crescem desenvolvendo a inteligência emocional conseguem ter mais consciência de si, trazendo benefícios para sua vida adulta pessoal e profissional.

O Colégio Sete sabe da importância da inteligência emocional para preparar seus alunos para os desafios da vida, por isso tem implementado em sua grade curricular do Ensino Fundamental I a Aprendizagem Socioemocional. Nesse programa, os alunos aprendem a lidar com as emoções desde pequenos e se desenvolvem pessoalmente e academicamente.