Você já ouviu falar de aprendizagem socioemocional?

Ao longo dos últimos anos, os termos saúde mental e bullying têm se tornado cada vez mais presentes no vocabulário das pessoas – principalmente entre famílias, profissionais da educação, psicólogos, outros especialistas da saúde e até mesmo no meio judicial. São expressões que estão diretamente ligadas a forma como somos recebidos por quem faz parte dos nossos meios sociais ou como encaramos esses meios e o mundo.

No âmbito escolar, são temas abordados de maneira a conscientizar crianças e jovens sobre autoconhecimento, empatia, respeito e cuidado com o próximo, evitando assim que traumas psicológicos e distúrbios comportamentais sejam problemas recorrentes e tragam consequências negativas em qualquer fase da vida.

MAS COMO AS ESCOLAS EFETIVAMENTE LIDAM COM ESSES ASSUNTOS?

Aqui no COLÉGIO SETE, fazemos isso através da Metodologia OPEE – Projetos de vida. Uma metodologia que é parte da nossa grade curricular e visa a educação do aluno para além da formação acadêmica, ajudando-o a compreender e saber lidar com as complexidades cotidianas.

FUNCIONA ASSIM:

Primeiro, a aprendizagem socioemocional é trabalhada na vida dos professores e demais atores da comunidade escolar, para que esses sejam capazes de lidar com essas habilidades e repassá-las aos alunos. Então, por meio de brincadeiras e atividades produtivas realizadas semanalmente dentro da matriz curricular, estendendo-se também para além das salas de aula por meio do ensino híbrido, promovemos o desenvolvimento das chamadas habilidades socioemocionais, que são a proatividade, perseverança, criatividade e pensamento crítico, auxiliando alunos e alunas a compreender e lidar com os próprios sentimentos, sua capacidade de se relacionar com outras pessoas, tomar decisões e trilhar seus projetos de vida.

O desenvolvimento da inteligência emocional de crianças e jovens é importante, pois ela os ajudará a enfrentar seus desafios de forma mais saudável e transformá-los em aprendizados.

E A APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL TAMBÉM PODE E DEVE SER DESENVOLVIDA NO AMBIENTE FAMILIAR

O ambiente familiar é a principal rede de apoio no desenvolvimento socioemocional das crianças. Por meio de diálogos frequentes, em casa, sobre emoções que foram ou são vivenciadas, assuntos do cotidiano escolar e dos seus meios de vivência, a inteligência emocional dos alunos se fortalece e vira reflexo em outros espaços.

Inteligência emocional é importante a todo momento, por isso o seu desenvolvimento deve começar já nos primeiros anos de vida, nos ambientes familiar e escolar principalmente. No Colégio Sete, fazemos isso de maneira eficiente e com resultados eficazes, tendo o OPEE como principal aliança nesse propósito.