Férias Escolares, desafio ou oportunidade?!

As férias escolares costumam ser esperadas com entusiasmo pelas crianças e adolescentes, porém, para alguns pais, o período pode parecer desafiador, afinal, nem todos têm ideias sobre como entreter a meninada! Se você se sente desafiado ou quer sugestões para o período, siga com a gente e confira 5 dicas que transformam o desafio em oportunidade. Vamos lá!

1) Bora cozinhar a 4 mãos receitinhas simples, divertidas e saborosas? Faça uma seleção prévia de algumas receitas considerando o grau de dificuldade, tempo de preparo e o paladar da turma e deixe que eles escolham a receita preferida para vocês prepararem juntos. Pode apostar, será um momento mágico e gostoso!

2) Programe um dia para explorar as alternativas que a sua cidade oferece e que vocês ainda não tiveram a oportunidade de visitar! Museus, parques, sorveterias, praias, cachoeiras, bibliotecas, entre tantos outros lugares que “nunca dá tempo de conhecer”. Novos ambientes costumam despertar a curiosidade das crianças e jovens rendendo aprendizagens e boas conversas.

3) Aproveite o momento! Faça da piscina, mangueira ou balde um ponto de partida para muitas brincadeiras. O tempo vai passar rapidinho e, de repente, você verá aquela carinha linda… relaxada e feliz! É importante ficar de olho na segurança da garotada, combinado? Brincar com água é tão bom que promove eternas lembranças, é provável que você tenha voltado no tempo agora, não é mesmo? Vale dizer que esse programa costuma abrir o apetite, então prepare lanchinhos generosos para a aventura ser perfeita.

4) Jogos e competições. Bora colocar a família para brincar e ver quem será o campeão da vez? Os jogos podem ser feitos dentro ou fora de casa, com ou sem muito espaço e, na maioria das vezes, são necessários pouco ou nenhum recurso: jogos de tabuleiro, esconde-esconde, stop, bola, caça ao tesouro, mímicas, entre outros. Essas atividades despertam parceria, cumplicidade, espírito de equipe, além de melhorar a concentração, atenção visual, memória e a compreensão de regras.

5) Leitura de histórias seguidas de um teatrinho ou “espetáculo”. A encenação garante aprendizagens sobre si mesmo e sobre o mundo real e imaginário. A ideia é apresentar uma peça a partir de histórias lidas ou contadas. Propor a construção de um cenário e figurinos despertará atenção, engajamento e criatividade. Os trajes dos personagens podem ser improvisados, deixe a imaginação fluir. Para tornar o evento mais especial, disponibilize, em uma caixa, acessórios que podem ser úteis ao espetáculo: lenços, bolsas, óculos, brinquedos, cartolina, retalhos de tecido, fantasias de carnaval, chapéus, entre outros. A peça pode ser feita ao ar livre e proporciona uma tarde inteira de diversão.

Enfim, as atividades realizadas nas férias escolares podem ser prazerosas, relaxar, promover desenvolvimento e socialização e, em especial, estreitar relacionamentos e laços familiares.

Que tal convidar os amigos que têm filhos ou os avós, tios e tias para participar?!  Juntos, vocês poderão transformar um dia comum em um dia inesquecível!