Adaptação Escolar: confira dicas sobre como apoiar seu filho.

Encarar mudanças nem sempre é fácil, afinal todos sentimos certo medo do desconhecido e para as crianças e adolescentes, a questão não é diferente, por isso, é importante apoiá-los quando experimentam algo novo: a primeira vez na escola, mudança de colégio ou de ciclo educacional, entre outros.

Ao inaugurar a vida escolar, a necessidade de adaptação é mais evidente, afinal, pela primeira vez, a criança passará um período longe da família,  porém, esse foi só o primeiro desafio, pois a vida escolar seguirá com novidades. Aos poucos, brincadeiras darão espaço para atividades mais complexas, aumentará o número de professores, surgirão novos espaços educacionais e disciplinas, enfim, mudanças continuarão acontecendo. Sabemos que a escola é responsável por fazer com que as adaptações aconteçam da melhor forma, mas, será que a família pode ajudar? Sim, pode! E é isso que você verá agora!

• A primeira vez na Escola – Para transmitir confiança às crianças, a família precisa se sentir segura.

Na primeira etapa da Educação, é importante construir uma boa relação com os educadores e informá-los sobre os comportamentos e preferências da criança. Fale sobre brincadeiras preferidas, o que ela gosta de comer, medos, rotina, cuidados com a saúde… Com essas informações, o processo fica mais previsível e a adaptação mais suave. Um ponto que merece destaque é a “despedida na porta do colégio”. Nessa hora, muitos pais esperam a criança se distrair para ir embora, mas, entenda, essa atitude pode levar a um sentimento de abandono. A despedida precisa acontecer, por mais que doa. Uma dica para amenizar o momento é deixar com os pequenos um objeto de apego – o desconhecido pode ser menos assustador quando algo familiar está por perto.

• Preparação prévia, transições mais tranquilas.

Mudanças de ciclos educacionais são planejadas com antecedência, então, procure se antecipar a elas, converse com os educadores para saber o que mudará na rotina escolar, dessa forma você poderá apoiar e incentivar a progressão, além disso, cuide para que não falte compreensão e acolhimento, pois, ao precisar entender e aceitar novos hábitos, a criança poderá se sentir insegura e estressada.

Kid girl pupil walking back to home after learning study school alone with schoolbag,preschool and kindergarten education concept.

• Esteja atento a comportamentos estranhos – eles podem indicar dificuldades.

É fundamental observar sinais de incômodo ou dificuldade, como estar muito quieto, não conversar, alterações repentinas em hábitos alimentares, entre outros. Oscilações de comportamento precisam ser discutidas com a escola para que seja possível identificar se elas estão relacionadas a mudanças na rotina escolar.

• Aceitação dos colegas – buscar aceitação é intrínseco ao ser humano.

Muitas vezes, ao mudar de classe, ciclo educacional ou escola, a criança encontra dificuldades em se relacionar e é normal que passe a se sentir triste, tensa ou irritada. Nesses casos, o melhor caminho é paciência e atenção, mas você também pode apoiar a socialização participando das atividades familiares sugeridas pela escola, trocando experiências com outros pais e, se possível, marcando uma atividade fora da escola com a família de algum coleguinha para tentar fortalecer vínculos.

• Se adaptando à nova escola.

Converse claramente com seu filho sobre a nova escola. Permita que ele participe do processo, apresente a escola e o trajeto antes do início das aulas, isso aumentará a confiança e minimizará o fantasma do desconhecido. Além disso, conheça os educadores, crie laços, assim você terá mais tranquilidade e envolverá seu filho em uma atmosfera de confiança.

Quando escola e família estão em sintonia, enfrentar e apreciar o novo passa a ser mais natural e as crianças e adolescentes se sentem mais seguros e independentes diante dos processos de adaptação.