Brincadeira que não tem hora para acabar

Brincar é uma das melhores coisas da vida e a gente sabe que você que está lendo esse texto agora tem grandes chances de concordar. Mas, se brincar é tão bom, por que será que as crianças estão cada vez mais afundadas no mundo das telas?

Nós poderíamos dar uma centena de respostas para essa pergunta, todas baseadas em estudos ou mesmo na simples observação cotidiana. Só que fizemos melhor, separamos dicas e motivos que vão convencer pais e filhos a inventar brincadeiras novas todos os dias.

MAS POR QUE BRINCAR É IMPORTANTE? Quando a criança está brincando, vive experiências que ajudam a explorar o mundo, fortalecer os vínculos afetivos e ainda desenvolve suas habilidades motoras e socioemocionais. Sem contar que, durante as brincadeiras, elas aprendem a socializar, pesquisar, negociar, tornam-se mais criativas, ganham mais noção de espaço, concentração e autoconfiança, coisas que são fundamentais em qualquer fase da vida.

OS PAIS PRECISAM SER MAIS ATIVOS NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Sabemos que convencer a geração alpha de que existe uma vida inteira para além das telas de celulares, computadores e vídeo games não é tarefa fácil, afinal são crianças que já nasceram imersas na tecnologia. Mas, com criatividade e um pouquinho de persistência, acredite, isso é possível.

Primeiro, é preciso entender que as pessoas mais velhas sempre serão exemplos em tudo o que fazem, então só os exemplos irão convencer. Ou seja, não adianta pedir para a criança se afastar do celular enquanto você está fazendo a mesma coisa. Ela pode até obedecer, mas será em meio a insatisfação.

Depois, saber que inventar e fazer parte das brincadeiras é a melhor maneira de estimular a participação dos pequenos.

“CASO FALTE CRIATIVIDADE, SEPARAMOS ALGUMAS IDEIAS”

> Brinque de casinha

> Faça brincadeiras com bola

> Crie circuitos pela casa para brincar de corridas

> Use quebra-cabeças e brinquedos de empilhar

> Crie instrumentos musicais com objetos caseiros

> Leve as crianças para brincar ao ar livre, em praças ou parques

> Permita o uso de tecnologias, mas sempre com limites

As crianças de hoje já nascem imersas em tecnologia e essa é uma realidade impossível de mudar. Em contrapartida, ainda podemos mostrar a elas um mundo cheio de diversão e criatividade que está além das telas e traz muitos benefícios.

Aqui no Colégio Sete, aplicamos técnicas e elaboramos projetos pensados especificamente para ajudar o aluno a desenvolver as suas competências socioemocionais. Também orientamos os pais a criar brincadeiras e inserir as crianças em atividades do dia a dia, visando a continuação desses estímulos em casa. Esperamos que esse conteúdo contribua com a criação de práticas divertidas entre família, afinal, isso é parte do desenvolvimento; sem contar que brincar é uma delícia, não importa a idade e nem o lugar.