O que é Aprendizagem Socioemocional e qual sua importância.

Falar da importância da aprendizagem socioemocional é falar sobre crianças e jovens mais solidários, empáticos, responsáveis e felizes.

O que é Aprendizagem Socioemocional?

A aprendizagem socioemocional é um processo que possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências que preparam o indivíduo para lidar bem consigo mesmo, com as outras pessoas e com os desafios da vida. Ela ajuda a compreender e gerenciar as emoções, e aumenta a capacidade de estabelecer e manter relações saudáveis, de tomar decisões responsáveis, de ser empático e de fazer escolhas construtivas baseadas na ética e nas normas sociais.

Fatores biológicos e ambientais afetam o desenvolvimento socioemocional da criança?

Sim! O temperamento de uma criança, entre outras influências genéticas, e os relacionamentos com a família e educadores podem impulsionar ou retrair o desenvolvimento socioemocional, por isso, é muito importante que escola e família trabalhem juntas. Ambientes familiares mais equilibrados e que oferecem mais cuidados aliados a escolas que adotam programas e metodologias que estimulam o desenvolvimento socioemocional tendem a formar jovens mais saudáveis e bem-sucedidos na escola e na vida.

O papel da família – Uma base familiar focada em cuidados potencializa as chances de uma vida adulta saudável. Estimular o desenvolvimento socioemocional já nos primeiros anos de vida irá favorecer a criança, pois as experiências vividas na primeira infância ajudam na construção do conhecimento e da emoção, contribuindo para que, posteriormente, ela obtenha um bom desempenho escolar e alcance realização pessoal.

O papel da escola – É fundamental que a escola vá além do desenvolvimento intelectual dos estudantes e trabalhe as habilidades socioemocionais, inclusive, essa aprendizagem é muito positiva para a rotina da instituição, pois ela melhora os resultados escolares, o relacionamento dos alunos e até a disciplina.

Nesse sentido, o Colégio Sete defende que a educação socioemocional não é uma escolha, mas uma necessidade e, por essa razão, adota programas e metodologias que vão além do desenvolvimento intelectual. E, em 2023, o Sete estreou mais um projeto exclusivo e inovador, o “OPEE – Projetos de Vida”. A metodologia será aplicada da Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental a fim de capacitar o aluno a identificar e buscar seus sonhos com ética, proatividade e inteligência social, protagonizando uma história de vida bem-sucedida.

Por fim, podemos dizer que a aprendizagem socioemocional é uma das estratégias mais significativas para desenvolver jovens mais saudáveis e bem-sucedidos na escola e na vida.

Para que seu filho tenha a oportunidade de se desenvolver integralmente, escolha uma escola que leva a sério a aprendizagem socioemocional, venha para o Colégio Sete.