Vamos dar bons motivos para você incentivar seus filhos a ler mais

Nós adoramos falar sobre leitura. E não é só porque somos uma instituição de ensino, mas também por acreditarmos verdadeiramente na transformação que ela pode proporcionar às pessoas e ao mundo.

Ler é uma das melhores maneiras de despertar a imaginação, aguçar a criatividade ou até reduzir o estresse e o contato com os livros é capaz de nos transportar, transbordar e transformar, em diversos níveis. A propósito, existem tantos benefícios associados ao hábito da leitura, que é fácil encontrar estudos que apontam sua contribuição para o nosso desenvolvimento como indivíduo, principalmente quando ele é fomentado desde a infância.

Então, se você é a pessoa adulta que passa pelo menos 20 minutos do seu dia lendo para os filhos ou incentivando o contato deles com os livros, seja nos meios digitais ou tradicionais, saiba que esse tempo está contribuindo para a formação do senso crítico, melhorando o funcionamento do cérebro, criando maiores chances para que sejam cidadãos notáveis e ainda cuidando da relação pais e filhos através de muitas memórias afetivas. Tudo isso sem sair de casa e com poucos recursos. E, para aqueles que ainda não incluíram esse momento sagrado em sua rotina diária, SEPARAMOS MAIS ALGUNS MOTIVOS PARA TE CONVENCER A TER OS LIVROS COMO FERRAMENTAS FUNDAMENTAIS NA CRIAÇÃO DOS FILHOS:

Ler também é uma forma de entretenimento e proporciona tanto ou mais prazer quanto outras atividades preferidas pelas crianças, como computadores, videogames e aplicativos online, sobretudo quando o estímulo à leitura começa cedo.

Gera mais conhecimento sobre tudo a nossa volta e até sobre nós mesmos, muitas vezes servindo como referência de quem somos e como agimos, enriquecendo também o repertório intelectual, cultural e social de quem lê.

Deixa o vocabulário mais abundante e melhora ortografia e gramática, sendo ainda a forma mais natural de aprender a norma padrão e desenvolver o pensamento lógico.

Aprimora as habilidades de escrita e estimula a imaginação, ampliando assim as competências das crianças na hora de criar ou interpretar textos, sentindo inclusive menos dificuldade nas temidas redações de vestibular, que serão uma realidade para elas futuramente.

Passamos a ter mais empatia, já que o ato de ler gera a sensação de estarmos vivenciando aquela história, e que somos o personagem e suas emoções, muitas vezes, nos identificando com elas. Isso ajuda na melhor compreensão das pessoas em seu círculo social, ainda que na infância.Vínculos mais fortes são criados quando professores ou os pais leem para uma criança. Na escola ou em casa, o hábito da leitura é uma oportunidade de ter momentos compartilhados de lazer, diversão e aprendizado para adultos e crianças.

E EXISTE UM MOMENTO CERTO PARA COMEÇAR A INCENTIVAR A LEITURA NA INFÂNCIA?

As crianças aprendem a ler, em média, com cinco anos de idade, mas nunca é cedo demais para haver estímulos. Até porque, quanto mais tarde o início, mais difícil o interesse genuíno e o proveito de todos os benefícios que a leitura proporciona.

Escolha livros visualmente atrativos, cheios de cores e elementos, mas que também contém histórias interessantes para prender a atenção dos pequenos. Assim, você não corre o risco de frustrar as crianças e deixá-las desinteressadas. Lendas e mitos, fábulas, contos, crônicas e romances são gêneros da literatura infantil que vão deixar os baixinhos antenados e cheios de vontade de saber mais.

Agora que apresentamos uma infinidade de motivos para incentivar as crianças a começarem a ler desde pequenas, sabemos que muitos pais que já faziam isso vão fazer com mais dedicação e quem não fazia agora tem motivos de sobra para começar. A todos vocês, desejamos ótimos e divertidos momentos de leitura com os pequenos.