Não faltam motivos para você criar uma rotina para as crianças

Não é muito raro encontrar mães e pais se descabelando por aí em busca de soluções milagrosas para acalmar os filhos agitados.

Bom, a gente não garante que esse milagre existe, mas podemos apontar um método que é parte da vida adulta e pode e deve ser introduzido na vida das crianças, a fim de ajudar a melhorar o comportamento, estimular a organização da vida diária e evitar momentos de estresse: A ROTINA. Pois é! Apesar de parecer coisa de gente grande, uma rotina no dia a dia da gurizada traz muitos benefícios.

MAS POR QUE UMA ROTINA É IMPORTANTE PARA AS CRIANÇAS?

Você pode não se dar conta, mas as crianças também sofrem as pressões e sobrecargas das atividades cotidianas, principalmente as escolares. Introduzir uma rotina que inclui momentos de diversão e lazer, por exemplo, alivia essas sensações e dá a elas motivação para cumprir suas obrigações. Outros benefícios da rotina é que, sabendo que as coisas precisam ser feitas na hora certa e que obrigação vem antes da diversão, os pequenos começam a adquirir senso de organização e responsabilidade.

A rotina das crianças também ajuda a organizar a dos adultos, porque, tendo horários certos para refeições, um cochilo, banho e brincadeiras, faz com que a família possa se organizar para aproveitar mais momentos juntos.

MAIS BENEFÍCIOS DA ROTINA NA INFÂNCIA

> Mais autonomia e senso de responsabilidade

> Desenvolvimento físico e psicológico

> Menos estresse no dia a dia

Agora que você já sabe como a rotina pode ser benéfica para uma criança, NÓS VAMOS TE DAR AS MELHORES DICAS DE COMO CRIAR UMA PARA OS SEUS FILHOS.

. Estabeleça as obrigações dos filhos: Presenteie as crianças com uma pequena agenda onde ela pode visualizar obrigações, compromissos e até fazer suas próprias anotações. Deixe pré-estabelecidos horários para dormir, brincar, estudar, comer, por exemplo, para que eles passem a assimilar que existe horário ideal para cada coisa.

. Planeje as atividades da semana: Assim como na rotina de muitos adultos, tirar um momento para fazer o planejamento semanal das crianças é importante, pois dá a elas noção do que precisa ser feito ao longo dos dias e, consequentemente, gera motivação para cumprir suas tarefas. É importante que os pais sejam parceiros nisso e que façam acompanhamento para entender a adaptação à nova rotina.

. Defina horários: Saber a que hora acontece cada coisa do seu dia é imprescindível para a educação infantil. Portando, ter em mente hora para comer, estudar, brincar, cuidar da higiene e dormir dá às crianças noção de quais atividades elas devem priorizar.

. Não esqueça de ser flexível: A rotina é fundamental, mas também é preciso saber a hora de ser flexível. Nada impede que ela seja quebrada para fazer coisas diferentes durante a semana, como ir à casa de um amigo ou visitar um parente. Mas, isso não pode interfirir no compromisso com outras atividades importantes.

Viu só quanta coisa legal a rotina pode gerar na vida de uma criança e de quem está a sua volta? E a gente nem precisa dizer que aqui no Colégio Sete ela é indispensável para o crescimento e desenvolvimento dos alunos.

Então, vai por nós. Coloque essas dicas em prática e veja a vida dos seus filhos se transformar.