Família e escola: uma parceria para o sucesso da educação.

Cada uma deve fazer a sua parte para que as crianças e os jovens se desenvolvam em todos os aspectos.

O  bom relacionamento entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, estudos apontam que ele promove ganhos no âmbito pessoal, social e educacional e, quanto maior o engajamento da família no meio escolar, melhores serão os resultados.

A escola tem a missão de proporcionar ao aluno a formação acadêmica, intelectual e cognitiva, além de desenvolver as competências necessárias para vida em sociedade, enquanto a família, a de ser a base para o desenvolvimento da criança, oferecendo estrutura, princípios, acolhimento e suporte. Assim, quando escola e família estão em sintonia e trabalham juntas, elas se apoiam mutuamente e oferecem condições para que a criança se desenvolva integralmente.  Quando a família passa a conhecer a rotina escolar, ela amplia as oportunidades de entendimento e apoio às dificuldades e progressos da criança. Além disso, saber o que acontece no dia a dia da escola ajuda a compreender o comportamento da criança e do adolescente, inclusive, fora do ambiente escolar e, nessa relação afinada, escola e família podem combinar soluções em conjunto para que o desenvolvimento da criança siga da melhor forma e as dificuldades escolares e sociais sejam sanadas.

Ao enxergar os benefícios que essa parceria traz, fica claro que família e escola são complementares e que essa boa relação é um dos principais elementos para o sucesso da educação.

Quer estreitar sua parceria com a escola? Confira essas dicas:

• Converse com os educadores.
  • Fique atento à agenda escolar. Saiba o que está acontecendo e participe.
  • Conheça e utilize os meios de comunicação da instituição: telefones, agendas, site, redes sociais, intranet, entre outros.
  • Participe ativamente das reuniões e atividades propostas.
  • Facilite o contato da escola com você – forneça telefones e e-mails acessíveis e atualizados.
  • Pergunte para o seu filho como foi o dia na escola.
  • Valorize, incentive e apoie as tarefas e atividades escolares.

Quando família e escola trabalham juntas, as relações são mais harmônicas, a aprendizagem é otimizada e o maior beneficiado é o aluno! Por fim, vale ressaltar que, para haver essa parceria, a escola também precisa estar aberta ao diálogo. O incentivo e a reciprocidade da escola são imprescindíveis.